Bolo de Mel da Madeira
Aprenda aqui a fazer este maravilhoso bolo, tradicional da Madeira! Caracteriza-se por uma cor escura devido ao mel-de-cana, é decorado com amêndoas e é um bolo denso, com frutos secos e especiarias.
Porções: 3 unidades
Tempo de Preparo: 70 minutos
Tempo de Cozedura: 50 minutos
Dificuldade: Moderado
Este bolo, tradicional da Madeira, caracteriza-se por uma cor escura devido ao mel-de-cana, é decorado com amêndoas e é um bolo denso, com frutos secos e especiarias. É tipicamente confecionado na época natalícia, podendo ser conservado naturalmente por vários meses, mantendo sempre o seu paladar como se tivesse sido acabado de fazer, sendo quase indispensável em todas as casas de famílias madeirenses nesta mesma época festiva.
Foi criado na Madeira, inicialmente devido à produção de açúcar no arquipélago. A sua confeção começou a meados dos séculos XV-XVI, evoluindo e modificando-se nos séculos XVII-XVIII, onde para além das especiarias europeias, começou-se a utilizar também as especiarias vindas da Índia e a soda.
Inicialmente era confecionado com o intuito de festejar grandes solenidades religiosas e as suas oitavas. A oferenda do Bolo de Mel-de-Cana era um mimo de cortesia que se estendeu e generalizou, sendo hoje em dia, um costume da população madeirense, que todos os anos no dia 8 de dezembro, o dia de Nossa Senhora da Conceição, é preparado para ser consumido no Natal. É também tradição comer os últimos bolos da fornada do ano anterior neste dia. Este bolo deve ser partido à mão e é tipicamente acompanhado por diversos licores ou vinho Madeira.
Antigamente, havia duas versões do bolo-de-mel, a versão pobre e a rica. A rica tinha uma variedade de frutos secos, especialmente as nozes, que nem todos tinham acesso devido à falta de poder económico.