Caracóis de Pêssego e Sultanas
Porções: 12 unidades
Tempo de Preparo: 3 horas
Tempo de Cozedura: 15 minutos
Dificuldade: Fácil
Aprenda aqui a fazer estes deliciosos caracóis de massa meia folhada com recheio de doce de pêssego e sultanas. Um pastel delicioso, muito fofo e aromático, perfeito para o lanche!
INGREDIENTES
Massa:
500 de farinha T55 (sem fermento)
7 gr de sal fino
25 gr de açúcar
25 gr de margarina bolo rei ou manteiga
25 gr de melhorante brioche 5% *
Água fresca (200 ml + 50 ml)
20 gr de fermento padeiro (biológico fresco)
200 gr de margarina para meio folhado** (croissant)
Recheio e cobertura:
150 gr de sultanas
1 ovo para pintar
100 gr de geleia de brilho neutro (tradicional ou de compra)
NOTAS
Clicar nos ingredientes para abrir a receita.
* Melhorante Brioche 5%:
Este é o melhorante de pastelaria, para a elaboração de massas doces fermentadas. Confere cor amarela e excelente sabor e aroma, proporcionando volume, macieza e ótima estabilidade à massa, permitindo que esta tenha mais durabilidade antes e depois de cozida. Em produção caseira ou para cozer e consumir de imediato, não é obrigatório usar este ingrediente.
** Margarina para meio folhado:
É a margarina mais usada para a produção de massa meia folhada em Portugal, mas a margarina de folhados normal também serve.
Manteiga:
Pode também ser utilizada manteiga seca, conhecida como "manteiga de tourage" (no francês) ou manteigas tipo AOP Poitou Charentes.
Para saber distinguir uma manteiga seca têm de verificar se a manteiga possui teor de gordura acima de 82%.
Ao usar manteiga em blocos, esta deve ser primeiro espalmada com ajuda de um rolo de massa, colocando a manteiga entre duas folhas de papel vegetal. Depois de espalmada, deve ir ao congelador, embrulhada no papel vegetal, pelo menos 1 hora antes de utilizar na massa.
PREPARAÇÃO
Juntar todos os ingredientes menos o fermento padeiro e começar a amassar em primeira velocidade (lenta).
Adicionar 200 ml de água e amassar até obter uma massa uniforme, adicionando a restante água aos poucos, cerca de 4 minutos.
Mudar para segunda velocidade (rápida) e amassar até a massa começar a ganhar liga.
Adicionar o fermento padeiro e amassar mais até envolver bem e a massa atingir ponto de véu* e ficar bem elástica.
Transferir a massa para uma bancada, enrolar um pouco a massa formando um patão, tapar a massa com um plástico e deixar descansar 10 minutos.
Esticar a massa com o dobro do comprimento da placa de margarina, colocar a margarina numa parte e tapar com a restante massa.
Calcar um pouco a massa com um rolo e esticar a massa ao comprido sem rasgar a massa (não deve ser esticada demasiado fina).
Dar uma volta simples na massa, virar a bainha para cima e repetir o processo mais duas vezes, deixando a massa descansar 10 minutos no final de cada volta, de forma a ter 3 voltas simples no final.
Esticar a massa ao comprido e barrar com o doce de pêssego com uma espátula.
Espalhar as sultanas por cima e enrolar a massa num rolo bem apertado.
Cortar rodelas com cerca de 2 cm de largura e dispor os caracóis separados num tabuleiro forrado com papel siliconizado.
Tapar com um plástico e deixar levedar.
Pintar os caracóis com ovo ligeiramente batido e cozer no forno pré-aquecido a 180ºC até ficarem cozidos e dourados, cerca de 15 minutos.
Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e pintar com geleia de brilho neutro.
NOTAS
*Liga da massa (ponto de véu):
É o processo causado pelo glúten das farinhas que dá a elasticidade e a coesão à massa. Para verificar, deve molhar os dedos em água, retirar um pouco de massa, esticar a massa com os dedos molhados, esta quando tiver ponto de liga deve esticar bem sem rasgar formando um véu quase transparente, se rasgar muito é sinal de que ainda não têm a liga necessária.
Espero que goste!
Deixe um like, partilhe e se tiver dúvidas coloque nos comentários!
Commenti